Home 9 Metodologia 9 Diagnóstico Externo 9 Grupos de Discussão

Grupos de Discussão

O Diagnóstico das Dinâmicas Culturais Municipais integra a realização de um conjunto de grupos de discussão com stakeholders da cultura do território. No que concerne ao número de participantes, definiu-se que cada grupo de discussão deveria ser composto por seis a oito elementos, respeitando questões relacionadas com a diversidade (e.g. género, faixa etária, origem geográfica) e agrupados por perfis distintos (e.g. técnicos municipais da área da cultura, técnicos municipais de outras áreas de intervenção municipal, órgãos de comunicação social locais e regionais, comunidades escolar e académica, agentes culturais).

Regra geral, cada grupo de discussão tem a duração de 120 minutos e decorre de forma virtual através da plataforma Zoom. Não obstante existir um guião, semelhante ao das entrevistas para permitir a posterior triangulação dos dados, os participantes têm a liberdade para, dentro de cada tema, selecionar os subtemas que consideram mais pertinentes e relevantes aprofundar.

Tal como é prática habitual na implementação deste tipo de instrumento de recolha de dados, é efetuado, para fim puramente científico, o registo vídeo e áudio das sessões, sendo garantido o anonimato no tratamento dos dados. De realçar que, terminado o processo de análise, todas as gravações são destruídas.

No processo de preparação dos grupos de discussão apoiou-se nos contributos de Silva, Veloso & Keating (2014), que sintetizam as considerações teóricas e metodológicas de um conjunto muito significativo de autores que se debruçam sobre estas temáticas (e.g. Bloor, Frankland, Thomas & Robson, 2001; McParland & Flowers, 2012; Morgan, 2010; Sagoe, 2012; Stewart, Shamdasani & Rook, 2007).